Lubrificação centralizada: o que é e quais os benefícios?

7 minutos para ler

A lubrificação centralizada, muito usada na mineração, é um sistema que pode diminuir significativamente as paradas do maquinário, facilitar o trabalho de manutenção de vários equipamentos na indústria e otimizar o uso de lubrificantes.

Mesmo oferecendo tantas vantagens, algumas pessoas ainda resistem a esse sistema. Geralmente isso se deve por acreditarem ser pouco confiável e caro ou pelo pouco conhecimento que elas têm sobre o seu funcionamento.

Para esclarecer tais dúvidas sobre a lubrificação centralizada, vamos explicar melhor o conceito, benefícios, tipos e cuidados que devem ser tomados na implementação. Continue acompanhando e confira!

O que é a lubrificação centralizada e como funciona?

A lubrificação centralizada, também conhecida como automática, constitui-se basicamente por distribuidores e por uma bomba. O lubrificante é dosado e bombeado seriada e progressivamente, evitando a lubrificação insuficiente e excessiva. A quantidade de óleo para a implantação do sistema pode variar muito de máquina para máquina. No entanto, mesmo assim, é possível definir previamente a quantidade e depois monitorá-la.

A existência de um grande número de pontos de difícil acesso ou de pontos de lubrificação é outro motivo para se instalar sistemas centralizados, por efetuarem a lubrificação de modo confiável e preciso com poucos recursos humanos.

As bombas podem ser hidráulicas, elétricas, manuais ou pneumáticas e são definidas de acordo com a especificação do projeto. Determinadas válvulas dosadoras também auxiliam na regulação da quantidade de produto. O mais recomendado é que um profissional seja responsável por isso.

Quais os tipos de sistema centralizado?

Confira, a seguir, três tipos de sistema centralizado! 

Linha dupla

Esse sistema conta com duas linhas principais, sendo que uma é para o retorno dos dosadores e outra para acionamento. Dessa forma, a válvula direcional pressuriza uma linha em um momento e depois pressuriza a outra. O sistema centralizado por linha dupla não conta com gaxetas, molas ou demais peças facilmente desgastáveis.

O sistema pode ser operado de forma automática ou manual em que controladores eletrônicos e elétricos programam a frequência dos períodos de lubrificação, monitorando o funcionamento. As bombas utilizadas nesse tipo de sistema podem ser pneumáticas, elétricas ou manuais.

Linha simples

O sistema de linha simples é utilizado em máquina de pequeno e de médio porte. Conta com bombas pneumáticas, manuais ou elétricas. Assim que a bomba passa a trabalhar, ela desloca lubrificante, pressurizando a linha de alimentação.

Isso acaba fazendo com que os dosadores (os quais são acionados pelo próprio lubrificante) passem a injetar o óleo nos pontos de lubrificação. Quando a pressurização é finalizada, a linha principal é aliviada. Dessa forma, os pistões dos dosadores acabam retornando à posição original. O retorno é realizado por mola, permitindo a recarga para o próximo ciclo.

Sistema progressivo

Diz respeito a uma bomba unida a uma quantidade variável de dosadores que são interligados. Estes são modulares e formados por seções superpostas. Cada dosador conta com orifícios, com um pistão e canais para o fluxo interno do lubrificante.

As seções, apesar de serem fisicamente idênticas, têm pistões com diâmetros que variam conforme a necessidade de cada ponto. Os pistões, no sistema progressivo, encontram-se sempre na linha principal. Cada pistão precisa atuar antes que o fluxo da bomba acabe acionando o próximo pistão, ou seja, a ligação é realizada em série.

Quais os benefícios da lubrificação centralizada?

Há muitas vantagens no uso da lubrificação centralizada. Confira as principais!

Funcionamento ininterrupto

A principal vantagem trazida pela lubrificação centralizada é que o sistema permite que os equipamentos funcionem de modo contínuo, sem a necessidade de fazer paradas para lubrificar. Nesse caso, você não vai interromper a atividade do equipamento para realizar a lubrificação. Já na lubrificação manual, é bem provável que terá que parar o equipamento.

Diminuição de custos

Como tudo é feito de forma automatizada, o consumo é totalmente otimizado em níveis ideais, sem haver desperdícios ou excessos. 

A otimização do consumo de lubrificantes também vai auxiliar de modo significativo o setor de compras, que vai poder calcular a demanda de graxas e de óleos com mais certeza para os equipamentos que são abastecidos pela lubrificação centralizada.

Redução de riscos de acidentes 

Com a diminuição do envolvimento de pessoas na atividade, até mesmo os riscos de acidentes são menores. Logo, a variável do erro na lubrificação por parte dos profissionais é praticamente eliminada, assegurando, portanto, um funcionamento mais previsível e melhor dos equipamentos. Como ninguém aplica o lubrificante de forma manual, esse fator de risco também deixa de existir.

Quais as condições necessárias para implementação?

Não há uma instrução geral para implementar a lubrificação centralizada. Na maioria das vezes, porém, ela é indicada para todo maquinário que necessite operar sem fazer pausas.

Normalmente, a lubrificação centralizada é feita baseando-se em um projeto de implementação das demandas de cada negócio e dos seus equipamentos. É importante avaliar, acima de tudo, o tipo de lubrificante que o equipamento pede para a lubrificação manual e para a automática.

Para a manual, o fabricante do equipamento pode determinar um lubrificante menos viscoso. Já para a automática, o fabricante geralmente pede uma graxa um pouco mais fluida, uma vez que ela vai ter que percorrer um trajeto maior na tubulação.

Muitas vezes, o próprio fabricante do equipamento classifica o lubrificante a ser usado, seja com a lubrificação automática, seja com a lubrificação manual. Além disso, alguns equipamentos já apresentam um sistema padronizado que facilita a implementação da lubrificação centralizada. Isso é bem mais comum em setores como a mineração.

Quais cuidados devem ser tomados?

A implementação desse sistema, apesar de diminuir a necessidade de trabalho braçal com a lubrificação de equipamentos, não é razão para dispensar o time de manutenção da empresa. Até porque é preciso contar com o apoio de profissionais que dominem bem o tema para configurar e monitorar a lubrificação centralizada.

É imprescindível que se certifique o nível do reservatório, seja de graxa, seja de óleo. Esse reservatório deve estar sempre abastecido com o lubrificante limpo e correto para evitar a contaminação do lubrificante.

Além disso, também é importante que a manutenção dos equipamentos eletrônicos e elétricos esteja sempre em dia. A tubulação deve estar bem identificada, de modo que todos compreendam que por ali passa o lubrificante. Assim, no caso de algum vazamento, a manutenção corretiva deve ser imediata.

E, por fim, o mais indicado é analisar de forma regular os pontos de lubrificação, já que, mesmo sendo um sistema automatizado, certas falhas podem ocorrer. Logo, o ideal é conferir se aquele ponto tem sido corretamente lubrificado, verificando o consumo de mancais e rolamentos para avaliar se a lubrificação é eficiente.

Para o bom funcionamento da lubrificação centralizada, é indispensável que você use o lubrificante correto, avaliando sempre as condições de armazenagem a fim de evitar qualquer tipo de contaminação. Não se esqueça de que, se for utilizado um lubrificante com uma graxa com consistência inadequada ou com viscosidade incorreta, isso pode ser extremamente prejudicial para o equipamento.

Gostou do texto, mas ficou com alguma dúvida? Então, aproveite para deixar o seu comentário, pois assim podemos ajudar você!

Posts relacionados

5 thoughts on “Lubrificação centralizada: o que é e quais os benefícios?

  1. You’re so awesome! I don’t believe I have read a single thing like that before. So great to find someone with some original thoughts on this topic. Really.. thank you for starting this up. This website is something that is needed on the internet, someone with a little originality!

  2. This is really interesting, You’re a very skilled blogger. I’ve joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post. Also, I’ve shared your site in my social networks!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: