Conhecer os diferentes tipos de óleos lubrificantes é essencial para manter a vida útil das suas máquinas e equipamentos. Essas são substâncias que reduzem o atrito entre as peças, protegem contra a corrosão e a ferrugem, além de diminuir o calor gerado pelos motores. Com os óleos lubrificantes, até a sua manutenção será mais rápida e menos custosa.
Pensando nisso, criamos este artigo e listamos os 3 tipos de óleos lubrificantes e suas subcategorias, além de informar como são fabricados e onde devem ser utilizados. Acompanhe!
Tipos de óleos lubrificantes
1. Óleos minerais
Esses óleos são derivados do petróleo cru. Passam pelo processo de beneficiamento: momento em que são separados os componentes inadequados para a função de lubrificar. Possuem boa viscosidade, se adaptam facilmente à temperatura do motor e são os mais comuns. O petróleo contém hidrocarbonetos, que são cadeias com moléculas de hidrogênio (H) e carbono (C). A proporção entre essas substâncias produzem 3 diferentes bases.
Base parafínica
Esses óleos são os mais comumente utilizados para motores de veículos, pois em mudanças de temperatura a viscosidade varia pouco e mantém o bom desempenho do motor. No entanto, são mais sensíveis às baixas temperaturas, porque a parafina pode sedimentar e se tornar mais densa.
Base naftênica
Lubrificantes com base naftênica são indicados para baixas temperaturas, devido ao fato de não perderem a fluidez, no entanto, têm mais risco de oxidação. São recomendados para máquinas de refrigeração. Não devem ser usados em materiais sintéticos.
Base mista
Como o próprio nome define esse lubrificante, é a mistura da base parafínica com a naftênica. Com isso, tem as características das duas bases e seu uso é de acordo com o fabricante do motor.
2. Óleos sintéticos
São lubrificantes produzidos artificialmente pela indústria química. Recomendados para altas temperaturas que podem atingir 150 °C. Têm uma vida útil maior que os óleos minerais e impedem a carbonização do motor. A desvantagem é o custo, pois são mais caros. Também são divididos em subcategorias.
Hidrocarbonetos sintéticos
São fabricados a partir de óleos minerais e formam os óleos hidrocraqueados e os poliafaolefinas (PAO). Não contêm radicais livres e de impurezas, são resistentes à oxidação e atingem ótimos níveis de viscosidade.
Poliolésteres
Os poliolésteres são recomendados para os óleos especiais, hidráulicos, fluidos de freio e de corte, miscíveis ou não miscíveis com água e os polialquileno glicóis.
Diésteres
São utilizados nas turbinas dos aviões e são resistentes a mudanças bruscas de temperatura. São os mais usados no mundo. São fabricados pela ligação dos ácidos com os álcoois.
Óleos de silicone
Os óleos de silicone são muito resistentes às baixas e altas temperaturas, além dos produtos químicos e ácidos. Os mais conhecidos são à base de methil-polisiloxanes e o fenil-polisiloxanes.
Poliésteres perfluorados
São resistentes aos produtos químicos. No entanto, não devem ser utilizados em equipamentos que ultrapassam 260 °C, pelo risco da emissão de gases tóxicos, pois ocorre o craqueamento (quebra) das moléculas de hidrocarbonetos.
Poliglicóis
São recomendados para o uso em engrenagens e redutores do tipo rosca sem fim. Porém, existe restrição em equipamentos com a presença de elastômeros utilizados nas vedações. Tem também a desvantagem de serem solúveis em água.
3. Óleos semissintéticos
Os semissintéticos reúnem as melhores características dos óleos minerais com os sintéticos. São duráveis e o custo é intermediário. No entanto, essa mistura só deve ser feita nas indústrias especializadas, nunca faça por conta própria.
Portanto, ciente dos diferentes tipos de óleos lubrificantes, sempre consulte o manual do fabricante do seu equipamento e procure adquirir esses produtos em fornecedores especializados que vão ajudá-lo na escolha. Outra dica é: procure substituir os filtros de óleo nas trocas, para obter o máximo de desempenho.
Então, agora que você já entende de óleos lubrificantes, deixe um comentário em nosso artigo. Gostaríamos de saber a sua opinião sobre o assunto. Até breve!