Um dos grandes problemas que as indústrias vêm enfrentando está relacionado aos gastos impossíveis de serem estornados — as chamadas perdas. Como consomem parte do lucro, os gastos dessa natureza são muito prejudiciais para a saúde financeira de qualquer negócio. Por isso, é preciso controlar e corrigir a prevenção de perdas na indústria de modo que elas não comprometam a viabilidade do negócio.
Antes de qualquer coisa, porém, é importante entender que os processos devem ser acompanhados e avaliados de maneira integrada entre todos os departamentos, principalmente para não passar nada despercebido. Pensando nisso, reunimos neste post algumas dicas sobre a prevenção de perdas na indústria. Ficou interessado? Então continue a leitura!
Use lubrificantes corretamente
Para garantir uma boa produtividade e a eficiência dos equipamentos, é fundamental investir em ferramentas de manutenção preditiva e em um bom plano de lubrificação. Análises periódicas dos óleos utilizados são grandes aliadas, pois, podem detectar contaminantes, materiais de desgaste ou água e assim permitir uma ação corretiva antes da falha mecânica e da parada de produção.
Nas investigações de causa raiz de falhas mecânicas, é muito comum encontrar fatores que podem levar a uma parada, como lubrificação inadequada ou falta de lubrificação, falta de manutenção preventiva e preditiva, falhas de projeto, falta de controle de contaminação, baixa qualidade do lubrificante usado, deficiência nas vedações e ataque químico.
Infelizmente, muitas empresas não dão a devida importância à lubrificação. Por se tratar, normalmente, de um componente de baixo custo na conta da manutenção, muitos gestores de manutenção negligenciam o impacto que a lubrificação inadequada traz à eficiência operacional e aos custos de produção.
O fato é que as empresas só têm a ganhar ao apostar em lubrificantes de alta qualidade. Com o seu uso, a vida útil dos componentes é ampliada e são reduzidos gastos com peças de reposição, com trocas de óleo desnecessárias, consumo excessivo de graxa por necessidade de lubrificação muito frequente e com mão de obra em manutenções não programadas. Quanto menor o custo operacional e maior a eficiência do processo produtivo, mais cedo o capital investido vai retornar aos cofres do negócio. E a estratégia de manutenção é uma ferramenta indispensável para alcançar esse objetivo.
Implemente programas de qualidade
Muitas perdas do setor industrial ocorrem em razão de falhas ou acidentes na área de produção. Para evitá-los, os programas de qualidade total podem ser muito produtivos e eficazes, padronizando processos e tratando perdas que aconteceram por não conformidade. Os checklists são grandes aliados nesse sentido!
Utilize inventários
Por meio da análise de informações dos inventários, fica bem mais prático identificar quais foram os processos que mais consumiram recursos. Assim, as tomadas de decisão passam a ser mais eficazes na hora de propor melhorias e rever procedimentos no ambiente de produção e manutenção.
Cuide do setor logístico
Essa dica vale, especialmente, para os serviços de transporte terceirizado. Nesse caso, é necessário compartilhar a responsabilidade sobre qualquer problema que possa causar prejuízo produtivo ou financeiro. Também é importante revisar contratos com o objetivo de resguardar seu negócio de possíveis perdas ocorridas durante o transporte.
Conduza ações de mudança
Quando ocorre alguma perda no ambiente de trabalho, os envolvidos devem ter, antes de tudo, a sensação de inconformismo. A cultura da empresa precisa focar em qualidade, de tal maneira que as perdas passem a se tornar inaceitáveis por todos os profissionais e, não menos importante, as responsabilidades sejam endereçadas devidamente.
Envolva a segurança patrimonial
Muitas perdas não identificáveis acabam acontecendo por causa de falhas na segurança, como o desaparecimento de materiais ou de ferramentas de trabalho. Assim, é importante manter a equipe de segurança sempre envolvida nas metas relacionadas aos gastos imprevistos. Também é necessário investir na implantação de um sistema voltado para a vigilância das áreas mais propícias a problemas desse tipo.
Monte uma equipe para a prevenção de perdas na indústria
Após implantar na empresa uma cultura na qual o inconformismo e a preocupação com as perdas se tornem uma realidade, o ideal é escolher alguns profissionais para montar uma boa equipe de prevenção. Assim, caso seja identificado algum problema, essa equipe poderá transmitir conhecimentos, apontar alterações necessárias e manter tudo sobre controle.
Você já deve saber que o cuidado com a escolha dos profissionais se inicia já no recrutamento. No entanto, é importante estar ciente que, para montar uma equipe de prevenção, o cuidado deve ser redobrado. Na entrevista, é necessário que o recrutador aplique testes comportamentais, avalie a postura ética do candidato e verifique referências de trabalhos anteriores.
Fazer treinamentos constantes com a equipe vai ajudar na conscientização do funcionário sobre colaborar com o crescimento do negócio, seja evitando furtos, seja reduzindo desperdícios. Outra forma de incentivar a equipe é implementando benefícios e premiações que contribuam para manter os funcionários motivados e comprometidos.
As perdas na indústria, na maioria das vezes, estão relacionadas à falta de uma política interna voltada para a prevenção. É imprescindível, portanto, implementar regras que ajudem no treinamento relacionado à sua correção e controle. Destacamos, ainda, a implantação de sistemas de softwares e a padronização de cadastro de produtos no sistema.
Outras dicas valiosas são: usar lubrificantes corretamente, implementar programas de qualidade, utilizar inventários, cuidar do setor logístico, conduzir ações de mudança, envolver a segurança patrimonial e montar uma equipe de prevenção dentro da empresa, responsável pela organização, identificação e auditoria das perdas.
Mas não se esqueça: para que as estratégias de prevenção de perdas na indústria sejam bem-sucedidas, é extremamente importante que a equipe esteja conscientizada e alinhada sobre o programa a ser implantado e sobre a nova cultura da organização. Com tudo esquematizado e sobre controle, a tendência é que os processos fiquem muito mais lucrativos e eficientes e seu negócio apresente resultados cada vez melhores.
Este conteúdo sobre prevenção de perdas na indústria foi útil para você? Se você acha que seus amigos também podem aprender com ele, então compartilhe-o em suas redes sociais agora mesmo!