Você sabe a importância da ISO 21469 para as indústrias que utilizam lubrificantes atóxicos?
Hoje vamos explicar sobre o que é essa certificação e porque ela é importante.
As indústrias de alimentos, cosméticos, produtos farmacêuticos, tabaco, ração para animais e embalagens para alimentos, são indústrias que demandam o uso de lubrificantes atóxicos em seus equipamentos do processo de fabricação. Isso porque os lubrificantes atóxicos, também chamados de food grade (grau alimentício), são lubrificantes isentos de ingredientes potencialmente perigosos, tais como metais pesados ou compostos cancerígenos, mutágenos, teratógenos e ácidos minerais, e podem ter contato incidental com os produtos produzidos por estes tipos de indústrias.
Os lubrificantes atóxicos possuem laudo NSF, pois são registrados pela entidade certificadora credenciada National Sanitation Foundation e o registro pode ser consultado pelo site: https://info.nsf.org/usda/psnclistings.asp
O registro NSF H1 indica que o lubrificante pode ser utilizado na linha de produção e processamento de produtos alimentícios, cosméticos, farmacêuticos, etc., e que caso haja contato incidental com os produtos, estes não terão sua toxidade comprometida.
Ainda assim, apenas o registro NSF H1 não garante que o processo de fabricação do lubrificante atóxico é seguro e que não há contaminações. Para assegurar que o lubrificante atende os requisitos de segurança alimentar é preciso que a fábrica que produz o lubrificante atóxico seja certificada pela ISO 21469, que considera o processo de fabricação do lubrificante atóxico, avaliando as instalações, manuseios, embalagens e riscos envolvidos.
Portanto, para a aquisição de lubrificantes atóxicos, além de consultar o registro do lubrificante no site da NSF, também é importante verificar se a fábrica em que é produzido o lubrificante possui a certificação ISO 21469.
A ISO 21469 é uma certificação específica para fabricantes de lubrificantes e certifica que a fábrica tem condições de projetar, desenvolver, fabricar e fornecer lubrificantes seguros no caso de contato incidental com o produto.
Ou seja, essa certificação assegura que a fábrica tem condições de manter as características e segurança necessárias para a fabricação de lubrificantes atóxicos, e que seu processo de fabricação previne contaminações que possam comprometer a toxidade dos lubrificantes.
A fábrica que produz os lubrificantes especiais da marca Quaker Houghton, fornecidos pela Engelub, fica localizada na Espanha e possui a certificação ISO 21469. Essa certificação é importantíssima para garantir a segurança dos processos de fabricação dos clientes que demandam lubrificantes atóxicos.
Além disso, a ISO 21469 também é importante para que os clientes que consomem nossos lubrificantes atóxicos não tenham problemas em auditorias e fiscalizações, visto que órgãos governamentais, como a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por exemplo, tem fiscalizado cada vez mais sobre a utilização de lubrificantes atóxicos nas indústrias de alimentos e bebidas.
E aí, gostou deste artigo? Comente abaixo 😉
Manter a sua empresa funcionando dia e noite, este é o nosso papel!