Bem, que estamos enfrentando um momento que jamais imaginamos não é novidade para nenhum de nós. Vivemos um tempo em que a pandemia trouxe muitas incertezas e, sim, porque não dizer, alguns medos. Os principais medos estão ligados a proteger as pessoas que amamos e nos assegurar de que todos estejam protegidos e saudáveis.
Os dias que virão ainda são muito incertos e, uma coisa que tem passado na cabeça de muitas pessoas, talvez até mesmo na sua, é reduzir custos em todas as situações possíveis, afinal, se prevenir é melhor do que remediar. Justamente porque remediar é muito mais caro do que a prevenção, é que quero compartilhar com você que vive os desafios da manutenção industrial, um estudo interessante:
Segundo a SKF: 43% das falhas em rolamentos se dão por falhas de lubrificação. Aqui, desde o uso do lubrificante inadequado até a quantidade de lubrificante interferem no desempenho e antecipam o aquecimento do rolamento e a falha. Resultado: mais custos de peça, mão de obra e produção parada, ou seja, aumentamos em muito o custo tanto de manutenção quanto de produção. Terrível em um cenário onde precisamos produzir mais e melhor com o menor custo.
Existem alguns outros estudos que colocam o percentual de influência do lubrificante em até 54% das falhas de rolamentos. Se este estudo for o correto, pior ainda, economizar nos lubrificantes, fará com que os custos da sua manutenção dispararem.
Como profissional experiente, você sabe que o lubrificante representa menos de 1% dos custos de manutenção em uma indústria, ou seja, são um dos insumos mais baratos e ao mesmo tempo com um poder fabuloso de reduzir os demais custos ou aumenta-los.
Utilizar um lubrificante que apresenta bom desempenho significa, ao mesmo tempo, reduzir drasticamente os custos de trocas de peças, principalmente, de rolamentos e vedações, reduzir a utilização de mão de obra para manutenção corretiva e aumentar a disponibilidade dos equipamentos para produção.
Reduzir o custo com a compra de um bom lubrificante é, na maioria das vezes um péssimo negócio. Você pagará muito mais caro e seus indicadores de desempenho irão para o chão.
Nem sempre pagar menos significa reduzir custos. A verdade, na maioria das vezes pagar menos, aumenta os custos. No caso do lubrificante, reduzir este custo pode custar muito mais caro para sua empresa e tirar a sua tranquilidade. Afinal, você trocaria o óleo sintético do seu carro por um mineral para economizar, colocando em risco o motor do seu carro? Sua resposta provavelmente será não, então, porque você faria isso em um equipamento de sua fábrica, não é mesmo?
E agora, você está pronto para enfrentar este momento reduzindo custos de verdade?